O Efeito Estufa
O efeito estufa natural é fundamental para a existência no planeta Terra pois,se este não ocorresse, a temperatura poderia chegar a –18ºC.
Desde a Revolução Industrial, a ocorrência de dióxido de carbono aumentou 30%, o de gás metano, 150%. Esses dois gases, juntamente com o vapor d’água, funcionam como um escudo que impede que parte dos raios infra-vermelhos emitidos pelo sol e refletidos pela terra, voltem ao espaço. Assim, agem como uma estufa natural do planeta. Aprisionam o calor, fazendo com que haja um aumento da temperatura. Isso tem como resultado, vários fenômenos, como: enchentes, incêndios, secas, e aumento do nível do mar.
Segundo alguns cientistas, a previsão é de que, daqui a 100 anos, aumente a temperatura em 5.8ºC.
O Efeito Estufa
Quase todas as atividades humanas têm alguma pertinência potencial à mudança global. Pesquisadores de uma variedade de campos têm estudado as interações dos deres humanos com o meio ambiente, comumente dentro dos limites de disciplinas isoladas e quase sempre abaixo do nível global. Eles têm demonstrado que um complexo de variáveis sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais, às vazes citadas como forças propulsoras, influencia as atividades humanas que proximadamente podem causar mudança global. As forças propulsoras podem ser classificadas da seguinte maneira:
Crescimento Populacional – Cada pessoa reclama do meio ambiente alguma coisa para as necessidades básicas da vida – alimento, água, vestuário, moradia, e assim por diante. Se tudo o mais for igual, quanto maior o número de pessoas, maiores as exigências impostas ao meio ambiente para a provisão de recursos e absorção de resíduos e poluentes.
Crescimento Econômico – Pela primeira vez na história humana, a atividade econômica é tão extensiva que produz mudanças ambientais em nível global; a perspectiva de maior crescimento econômico suscita a preocupação com a qualidade do meio ambiente global. O crescimento