O drh da brasil cosmopolita
O DRH da Brasil Cosmopolita
Como diretora de Recursos Humanos da Companhia Brasil Cosmopolita S/A. Márcia Guerreiro tinha pela frente um importante desafio:transformar o Departamento de Recursos Humanos (DRH),um órgão tradicional,burocrático e operacional um componente estratégico da empresa .Para tanto, era necessário tomar três providências iniciais: focalizar o DRH no negócio da empresa, reforçar as atividades estratégicas e essenciais e afastar algumas de suas atividades burocráticas e operacionais.[...] Essas atividades deveriam ser terceirizadas para que pudessem ser operacionalizadas por outras empresas especializadas que as fizessem melhor e mais barato do que o DRH. [...] A idéia básica era enxugar o DRH para torná-lo mais ágil e flexível a fim de concentrar-se no essencial: lidar com assuntos estratégicos relacionados com pessoas (Adaptado CHIAVENATO, 2004 a, p 4).
Questão 1
Como o gestor administrativo, indique para Márcia estratégias para inovação do Departamento de DRH.
1° Identificar todos os pontos fracos do departamento.
2° como se trata de um órgão burocrático e operacional montar um plano que transforme este órgão em estratégico e ideal para o desenvolvimento da empresa.
Questão 2
“Focalizar o DRH no negócio da empresa”. Descreva como Márcia pode focar seus colaboradores para o alcance desse objetivo.
Realizar um treinamento com os envolvidos sobre o plano estratégico focado no acompanhamento globalizado.
Questão 3
Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Neste sentido como as pessoas contribuem como parceiras e o que esperam de retorno da organização? Em tempo de “globalização mundial” quem não está atualizado está em desacordo com o desenvolvimento, portanto as pessoas hoje cada vez mais estão se capacitando para assumirem papel de destaque na empresa e, portanto o que esperam da organização é o reconhecimento financeiro e profissional.
Questão 4