O domínio sobre a memória e o pensamento
Diferente dos animais seja ele o mais superior, o homem é capaz de apanhar ferramentas existentes na natureza e utilizar-se de suas funções em beneficio próprio. Estas operações com Signos é resultado das condições especificas do desenvolvimento Social.
A Estrutura das Operações com Singos. Toda situação-problema possui uma reação direta e para as operações envolvendo signos é necessário a existência de um ELO de ligação entra o Estimulo e a Reação que é o ESTIMULO DE SEGUNDA ORDEM, que possui a finalidade de reforçar o Estimulo Principal ou de reprimir um comportamento. S R X
O uso destes signos secundários, principalmente os de ação reversa, possui a capacidade de moldar o comportamento humano.
A Historia Natural da Operação com Signos
Os processos de operações com signos em crianças não são ensinados ou obtidos de forma intuitiva, são resultado de operações que não utilizavam signos se tornando a partir de transformações qualitativas que surgem com o desenvolvimento das fonações psicológicas de origem Biológicas e Sociais.
A Memória e o Ato de Pensar À medida que nos desenvolvemos, muda as estrutura das funções psicológicas, bem como seu caráter com os quais ocorre o processo de lembrança.
Em crianças muito pequenas, o ato de pensar esta associado as lembrança impressa nela por determinado assunto. Na adolescência, começa a se formar o pensamento lógico e para lembrar é preciso pensar em uma relação lógica que ligue um elemento a tarefa