O Dom de Liderar
A liderança é um Dom inerente à natureza humana. Mas todo Dom pode ou não ser desenvolvido. É necessário que o Dom da Liderança encontre solo fértil em nossas vidas, e isso significa que poderemos ou não desenvolvê-lo em função das necessidades que encontramos desde a primeira infância, da vivência em família e ao exemplo de liderança [ou não] de nossos pais e de pessoas próximas de nosso convívio.
Enfim, depende mesmo de nossa história de vida e de nossa internalização das experiências vividas o tornar-se efetivamente líder.
Embora seja um Dom natural comum a todas as pessoas, liderar é uma arte que se desenvolve com o tempo, a necessidade, o aprendizado, a auto-estima e o desejo de realizar algo.
Uma pessoa tímida e introspectiva, sem qualquer perfil aparente de líder, muitas vezes se torna líder pelo exemplo e admiração dos colegas de classe, rompendo as barreiras e obtendo sucesso. Será que foi mágica? Certamente não. Esta pessoa tinha algo a dizer e o demonstrou com seu exemplo, mais do que com palavras, sendo este o motivo de cativar pessoas.
Muitos confundem ser líder com ser extrovertido, brincalhão, inteligente, ter condição social e/ou instrução elevada. Ser líder é bem mais que isto. Ser líder é ter capacidade de se mobilizar e mobilizar pessoas em torno de algo.
Outros confundem liderança com a capacidade de convencer, ou até enganar pessoas em benefício próprio. Mas isto é apenas o mal uso da capacidade de liderar, embora alguns destes alcancem sucesso estrondoso seja no meio político, religioso ou outro meio qualquer.
Podemos formar líderes? Sim. Podemos. E podemos formar excelentes líderes. Mas não podemos modificar caráter ou personalidade. Obter sucesso em formar líderes depende de nossa capacidade de despertar liderança positiva em cada