O Direito é uma Ciência
RESUMO: “PARA GOSTAR DO DIREITO”, DE JOÃO BATISTA HERKENHOFF
TERESINA
2012
RESUMO: “PARA GOSTAR DO DIREITO”, DE JOÃO BATISTA HERKENHOFF
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Disciplina Introdução ao Estudo do Direito, junto à Faculdade NOVAFAPI, como requisito parcial para aprovação.
ORIENTADOR: Prof. Msc.
TERESINA
2012
O Direito é uma ciência?
Ao longo de sua história de formação, o Direito tem sido imprescindivelmente importante para a regulação das relações sociais, principalmente quando estas necessitam de uma ferramenta para dirimir os conflitos e as constantes divergências nos diversos assuntos que envolvam os diversos segmentos das sociedades. Mas o grande ponto de discussão tem sido dobre a sua cientificidade em comparação com as outras disciplinas acadêmicas.
A aceitação do Direito como um conhecimento científico divide os doutrinadores. É matéria extremamente controvertida. A reflexão sobre a cientificidade do Direito não é uma questão somente metodológica. O entendimento do que seja o Direito e do que seja a substância do trabalho dos operadores do conhecimento jurídico.
O fato é que enquanto o Direito levantado essas discussões e alguns juristas e doutrinadores resaltam que ele tem sofrido com sua grande instabilidade estimulada principalmente pelo grande número de levantamentos por pensadores que tentaram cognitivamente, demonstrar o valor científico da ciência do Direito.
Essa instabilidade do direito, causado pela grande característica mutável e constante, pois o Direito não admite uma generalização por se tratar de algo que esta diretamente dependente das relações sociais. Isso acaba fazendo com que tipificar o Direito como uma ciência, acabe sendo atrasado pelo seu constante movimento e de suas normas. As relações