O Direito na História
✓
Seguir de forma pública
✓
Seguir de forma privada
Deixar de seguir
Estou fazendo uma pesquisa sobre alguma invenção de Galileu, escolhi o relógio de pendulo e queria saber como ele funciona.
Relógio de pêndulo é um tipo de relógio.
Inventado por Galileu Galilei, o relógio de pêndulo foi até ao séc. XX o mais fiável medidor de tempo, sendo substituído apenas nas últimas décadas por oscilações atômicas ou eletrônicas. Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afetarem todo o sistema mecânico, Variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°, fazem um relógio adiantar cerca de 15 segundos por dia, o que não é tolerável mesmo num relógio caseiro. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito.
Em 1656, na cidade de Haia, Holanda, Christiaan Huygens concebeu o relógio de pêndulo com escapo, que substituiu o fuso como instrumento regulador da força da mola.
Peças do pêndulo
Os relógios de pêndulo têm sido usados para medir o tempo desde 1656, e não mudaram muito desde então. Eles foram os primeiros relógios feitos para ter algum tipo de precisão. Quando se vê um relógio de pêndulo pelo lado de fora, dá para notar várias peças diferentes que são importantes para o mecanismo de todos eles:
Existe a face do relógio, com seu ponteiro de horas e minutos (e às vezes até um visor de "fases da lua"); Há um ou mais pesos (ou, se o relógio for mais moderno, um buraco de chave para dar corda em uma mola dentro do relógio - nós vamos nos ater aos relógios movidos por peso neste artigo);
Obviamente existe também o próprio pêndulo.
Na maioria dos relógios de parede que usam um pêndulo, ele balança uma vez por segundo. Em pequenos relógios cuco o pêndulo pode balançar duas vezes por segundo. Em grandes relógios