O dificio resgate da petrobras
1064 palavras
5 páginas
MODELOS DE TOMADA DE DECISÃOESTUDO DE CASO
“O difícil resgate da Petrobrás”
PONTO CENTRAL DA DECISÃO:
Da leitura do texto disponibilizado depreendemos que o ponto central da decisão da presidente da Petrobrás, Sra. Graça Foster, é promover a recondução da empresa aos seus objetivos originais quais sejam: ser uma empresa de energia, eficiente, lucrativa e competitiva.
Para a consecução desse objetivo, identificamos ser necessário encontrar soluções para problemas cujas raízes repousam em vieses políticos e gerenciais, dentre eles:
1) Minimizar o impacto da influência política na condução do negócio e no processo decisório da empresa, que possam implicar no comprometimento dos resultados empresariais.
No nosso entendimento, isso se justifica pelo fato de que na última década a empresa amargou perdas significativas: financeiras, de posicionamento no mercado, etc., as quais atribuímos à supremacia de uma gestão voltada para fins políticos em detrimento à competência gerencial.
Para a solução desse problema identificamos as seguintes alternativas:
a) Fomentar o alinhamento de objetivos com os demais agentes governamentais envolvidos no processo de resgate da empresa: Palácio do Planalto, Ministérios da Energia, do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, BNDES, dentre outros.
b) Profissionalização da gestão: substituição de diretores políticos, por funcionários detentores de competências técnicas.
c) Estabelecimento de plano estratégico com definição de metas operacionais e financeiras, priorizando o incremento de investimentos que possam garantir a retomada da condição de empresa líder de mercado, inclusive em termos globais.
d) Fortalecer o papel da agência reguladora – ANP, especialmente atraindo investimentos, promovendo o aperfeiçoamento tecnológico e capacitação dos recursos humanos da indústria, gerando crescimento econômico, empregos e renda, priorizando o desenvolvimento do setor.
2) Resgatar a