O DIABO DOS NÚMEROS
2014
O DIABO DOS NÚMEROS
Hans Magnus Enzensberger
CAPÍTULO I
(Páginas 9 a 26)
Análise Critica:
O primeiro capítulo de um livro é a porta de entrada para um universo criado para todos aqueles que já ficaram encantados com a capa, ou seja, com a porta ainda fechada. Quando se abre essa porta é necessária que o que se encontre logo a frente seja tão interessante quanto à mesma, para que possa despertar no leitor o interesse de sair pela porta dos fundos, do contrário, se a entrada não for muito convidativa, ele irá simplesmente voltar de onde parou sem ao menos passar com rapidez pelos outros cômodos.
O primeiro capítulo do livro “O Diabo dos Números”, ou neste caso, a primeira noite, é bastante convidativa. A aparição de uma figura talvez meio exótica e sem nenhuma explicação clara, logo nas primeiras páginas, nos leva a querer saber o porquê de seu surgimento ali, e porque ele recebe esse nome, ou titulo Diabo dos Números? Esses são somente alguns dos pontos que chamaram nossa atenção como leitores, neste momento apenas do primeiro capitulo deste livro, e são questões que nos fazem ir atrás de respostas. Esperamos que os próximos capítulos sejam tão interessantes quanto o primeiro, que a história continue demonstrando ao menino, e a nós, que a matemática não é tão difícil quanto parece.
Narrativa:
No primeiro capítulo do livro “O Diabo dos Números”, Robert (personagem principal) conta como esta cansado de sempre ter os mesmos sonhos todos as noites, até que um dia ele tem uma surpresa, surge em seu sonho uma criaturinha que se chama Diabo dos Números. Robert fica feliz por não ter o mesmo sonho como todas as noites, mas fica um pouco decepcionado por não sonhar com algo mais interessante que uma criatura que tenta lhe ensinar matemática, que por sinal é uma matéria que Robert não gosta e que acho idiota.
Mas o diabo mostra para Robert que a matemática não é muito difícil e que