o dia em que dorival enfrentou a guarda
Faculdade de Engenharia Civil
Análise Textual
Diego João Marques
Professor: Léo Diniz
1. Qual o assunto ou tema central do filme?
Tendo como cenário principal a cela de uma prisão, o filme “O dia em que Dorival enfrentou a guarda” expõe, deixando claro, como seguimos normas sem saber sua natureza.
Como é apresentado no curta Dorival, o protagonista, que estava suado e sujo, pois faziam dez dias que não se lavava, solicitou ao recruta que o deixasse tomar banho, porém seu pedido foi negado, pois havia ordens para não deixa-lo banhar-se. Enfurecido o prisioneiro, “ordenou” que chamasse o seu superior, pois caso contrário gritaria, acordando os outros prisioneiros. A fim de evitar o escândalo o recruta chamou o cabo, que chamou o tenente, que por sua vez chamou o sargento e todos reafirmaram a ordem do “não banho”.
Incomodado, o prisioneiro revela o real motivo de não poder tomar banho – o carcereiro que não gostava dele deu ordens para que não se banhasse. Nessa fala percebemos, o abuso de poder.
2. De que forma a ironia pode ser percebida no filme?
A meu ver a ironia é percebida em todo o filme, porém o momento que ela é ferramenta principal é na cena do banho, onde depois de questionar tanto, dando “xeque” nos representantes da hierarquia dos “responsáveis” o subordinado acaba sendo agredido, como forma de estimulá-lo a respeitar seus superiores. Entretanto, é dessa forma que ele consegue o que mais almejava no momento – tomar banho. Ao sentir a água caindo e correndo por seu corpo vemos seu sorriso de satisfação. “Xeque – mate”.
3. Qual o questionamento proposto por esse filme?
O filme possibilita que reflitamos e questionemos sobre a hierarquia, o racismo, burocracia e conformismo (“ordens são ordens”) vivenciadas em nosso dia a dia. Percebemos a discriminação étnica-racial quando o Soldado Catarina compara Dorival com um gorila ou quando os militares o chamam de crioulo.