O dever do advogado
O DEVER DO ADVOGADO
Trabalho apresentado para obtenção parcial da disciplina Direito Penal II, ministrada pelo professor Dirceu Marchini, do curso de Direito 3º período
Inhumas – Go
Dezembro/2012
DEVER DO ADVOGADO
Por Eleuza Fernandes de Araujo
O livro ¨O Dever do Advogado¨, têm por finalidade, apresentar, a obra do reconhecido jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, Rui Barbosa, que nasceu a 5 de novembro de 1849, na cidade de Salvador, Bahia e faleceu aos 73 anos, em Petrópolis, em 1 de março de 1923. Cursou as Faculdades do Recife e de São Paulo, bacharelando-se nesta, em 1870. O livro relata a questão da ética moral e profissional dos advogados.
A obra, narra um delito ocorrido em outubro de 1911, que provocou bastante repercussão, ocupando por longo período as primeiras páginas dos jornais da época. O acusado era inimigo político de Evaristo de Morais Filho e de Rui Barbosa. O acusado pede a Evaristo, que por sua vez, era advogado de grande prestigio, que o defendesse nesta causa.
Evaristo consulta através de uma carta, seu amigo e chefe politico Rui Barbosa, se deveria aceitar patrocinar a defesa do caso de seu inimigo político. Esta consulta veio a resultar nesta grande obra de Rui Barbosa, que trouxe para o Direito Penal Brasileiro, relevantes exemplos de ética profissional e também garantindo a defesa igualitária a todos e a qualquer pessoa.
Palavras-chave: ética moral – advogado – dever – defesa igualitária.
Para decepção dos leitores a obra não