O destino dos negros farrapos
Mirtes Simões Pires Berwig
Profª Mirela Fleck
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (0435) – Prática do Módulo I
25/11/2011
RESUMO
O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.
Palavras-chave: escravos, negros, revolução, republicanos, liberdade
1 INTRODUÇÃO
É preciso narrar o que realmente aconteceu com os escravos negros na Revolução Farroupilha sem se deixar levar pelas paixões tradicionalistas. Por trás de discursos luminosos, brilha a transparência dos fatos opacos. Financia-se a revolução com a venda de negros e promete-se a liberdade aos que lutarem, especialmente aos vindos do inimigo.
O pesquisador é um decifrador de imaginários cujo objetivo é descobrir, fazer emergir, trazer à tona, dar à luz, revelar o que se esconde sob a tênue camada das mitologias incorporadas ao cotidiano. Como um jornalista ou um cronista o pesquisador descobre o que está diante dos olhos de todos, mas não se pode ser visto por excesso de proximidade ou de investimento afetivo, neste caso especifico “o bairrismo gaúcho”.
É preciso narrar visceralmente o que aconteceu sem se deixar levar pelas paixões. Existe distanciamento intelectual por falta de virtude, eram movidos por um ideal moralmente superior e ainda hoje defendidos por muitos idealistas: pagar menos impostos. Deram sangue, suor, vidas, filhos e até negros por essa utopia. Principalmente negros alheios capturados das tropas adversárias, as quais prometiam a liberdade desde que aceitassem viver e morrer lutando pelos seus libertadores contra o exército de seus antigos amos. Era um excelente