O Destino Do Lixo
No Brasil são produzidos diariamente 230 mil toneladas de lixo no território nacional.
Conforme a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% do lixo tem tal destino. Entretanto, 27% do lixo produzido no Brasil tem como destino, os lixões, terrenos baldios, matas ou beira de rios, ou seja, locais totalmente inadequados.
A reciclagem movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano, mas o Brasil ainda perde outros R$ 8 bilhões por não reaproveitar os resíduos que são destinados aos lixões ou aterros controlados. Cerca de 70% das cidades brasileiras descartam o lixo dessa forma.
As consequências desse processo: durante a decomposição do lixo orgânico (restos de alimentos) ocorre a produção de gases e um líquido chamado chorume, ambos muito poluentes; causando a poluição das águas superficiais e subterrâneas, poluição do solo e do ar, gerando doenças, como a diarreia e amebíase,proliferação de mosquitos,ente outras.
O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para o processo da reciclagem e para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população, como a poluição visual, do solo, do ar e do lençol freático, além de danos à saúde humana. A Brasil Ambiental faz parte do Grupo Ambipar, que oferece soluções na gestão de resíduos há cerca de 100 anos. Outra empresa do grupo, a Descarte Certo, é voltada apenas para a destinação correta de lixo eletrônico. lixo eletrônico :
De acordo com uma estimativa da Organização das Nações Unidas, os brasileiros produzem cerca de