O Despertar Da Antropologia Jur Dica 1
Cultura são todas as possibilidades de realização humana ou todos os hábitos e conhecimentos desenvolvidos pelo homem em suas relações pessoais. É através dela que um povo constrói e mantém sua identidade.
Por outro lado, antropologia (antropos = homem, logos = estudo) significa literalmente estudo do homem, como ser biológico, cultural e social. Assim, é possível definir o que somos a partir da imagem que temos do outro. Entretanto, uma análise mais objetiva do termo mostra que a antropologia é um conjunto de teorias, métodos e técnicas de pesquisas que buscam explicações para os comportamentos humanos em sociedade. Portanto, não cabe comparação com a arqueologia ou a paleontologia, que têm por objetivo principal o estudo de vestígios históricos e pré históricos de homens e de animais e plantas.
Nos dias de hoje, pode-se observar, que a antropologia vai além do estudo das sociedades “primitivas” e “exóticas”. A antropologia foi elevada à categoria de disciplina acadêmica no século XIX por influência do positivismo científico, junto com a sociologia. A sociologia buscou compreender a modernidade pela qual passava a civilização, enquanto a antropologia se preocupou com a pré modernidade, com o habitante original das colônias ultramarinas europeias.
Em relação ao quesito histórico, a antropologia teve por origem a etnografia, que é o método de coletar dados, e a etnologia, que sintetiza e estuda esses dados. Alguns autores consideram a antropologia uma ciência muito antiga, por afirmarem que um dos percussores a estudar os costumes dos povos “simples e exóticos”, os que não eram gregos, mais conhecidos como bárbaros, foi Heródoto.
Posteriormente, a antropologia moderna origina-se no imperialismo colonialista europeu. Alguns estudiosos demonstravam interesse pelos povos descobertos por mera curiosidade ou fascinação, mas sabe-se que a maioria deles objetivava conhecer para dominar.
Para compreensão de antropologia jurídica,