O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar a atual utilização de novos instrumentos tecnológicos nas construções, com intuito de verificar as vantagens do uso de tais inovações para o país e para profissionais da área. Embasados em pesquisas bibliográficas apontamos algumas das tecnologias que pouco a pouco vem sendo utilizadas nos canteiros de obra, trazendo novos materiais e equipamentos, industrialização, sistemas modernos de gestão além de um novo perfil de mão de obra. A pesquisa revela que o mercado brasileiro da construção civil, com atraso, inicia processos de inovações tecnológicas. Tais processos necessitam de maiores investimentos por parte dos governantes para que o setor alcance o desenvolvimento esperado.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Tecnologia, Construção Civil
Introdução
Durante nossos encontros, realizados no grupo de trabalho da FAACZ/ES, para refletir sobre as ideias circulantes em torno da construção civil, discutimos o tema “O desenvolvimento tecnológico na construção civil”. A partir desse tema, encontramos publicações sobre o assunto, tratando em sua maioria do desenvolvimento do setor, que próximo do esgotamento de mão de obra começa a investir em tecnologias capazes de permitir maiores índices de produtividade. Acerca desse assunto, Caron (2003) revela que a inovação tecnológica promove melhorias significativas em produtos e processos existentes no setor da construção. Diante das melhorias previstas temos como objetivo verificar a atual utilização de novos instrumentos tecnológicos nas construções do País. Assim, realizamos uma pesquisa bibliográfica que nos mostrou algumas das novas invenções tecnológicas que auxiliam profissionais da área.
____________
* Discentes do curso de engenharia civil das Faculdades Integradas de Aracruz
Infelizmente não há investimentos em pesquisas tecnológicas no Brasil, fato que atrasa o setor quando comparado a outros países