O desenvolvimento sustentável
Na disciplina de Área de Integração foi nos proposto um trabalho sobre o tema “Um desafio global: o desenvolvimento”. Este tema tem como subtema o efeito de estufa, a camada de ozono e o aquecimento global. Neste trabalho vamos falar um pouco de cada subtema, dizer o que é cada um deles, as consequência de cada um para a nossa vida e as medidas que devemos tomar para melhor.
Camada de ozono
O que é a camada de ozono?
A camada de ozono localiza-se na estratosfera, entre 16 a 30 quilómetros de altitude. As radiações electromagnéticas emitidas pelo Sol trazem energia para a Terra, entre as quais a radiação infravermelha. Grande parte da energia solar é absorvida e reemitida pela atmosfera. A ozonosfera é uma das principais barreiras que protegem os seres vivos dos raios ultravioletas. A camada de ozono deixa apenas passar uma pequena parte dos raios ultravioleta.
Consequências da destruição da camada de ozono?
A exposição prolongada e sem protecção à radiação UV, causa anomalias nos seres humanos podendo levar ao aparecimento de cancro da pele, o que pode facilitar o aparecimento de outras doenças e poderá levar à morte. A radiação UV não afecta só os seres humanos, afecta também as plantas e os ecossistemas aquáticos e os terrestres. Um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, a redução de apenas 1% na espessura da camada de ozono é suficiente para a radiação UV cegar 100 mil pessoas por cataratas e aumentar os casos de cancro da pele cerca de 3%.
O buraco de ozono em Portugal.
Os dados recolhidos permitem concluir que a quantidade total de ozono, no período de 1968 a 1997, apresenta uma tendência estatisticamente significativa de uma redução da espessura da camada de ozono de 3,3% por década.
O que devemos fazer
Devemos andar informados sobre o problema, através de fontes de informação, escolas, bibliotecas, internet, etc. A