O desenvolvimento humano segundo Piaget e Vygotsky
A Epistemologia Genética de Jean Piaget objetiva investigar como o pensamento lógico é construído, ao longo do desenvolvimento humano, e quais categorias de pensamento emergem a partir da conquista da realidade, por parte do sujeito.
Epistemologia Genética = a gênese (a origem) do conhecimento.
A Epistemologia Genética investiga o desenvolvimento cognitivo desde o momento do nascimento até a adolescência, tendo como proposta conhecer essa trajetória desenvolvimental, investigar como as estruturas cognitivas vão se organizando durante a infância, caracterizadas por processos evolutivos distintos (DOLLE, 1995).
O interesse de Piaget se centrava na questão da construção do conhecimento com um desejo especial em procurar compreender a origem da inteligência humana.
Piaget começa a estudar as crianças que estavam sendo submetidas aos testes de Binet e Simon (início dos testes de QI), registrando as respostas em padrões e categorias lógicas, típicas de cada grupo etário. Estava inaugurado o “Método Clínico” piagetiano que lhe permitiu criar um dos mais completos modelos teóricos sobre o desenvolvimento cognitivo humano.
Piaget era dotado de um especial talento de pesquisador, que fez com que transportasse um referencial conceitual da Biologia, sua ciência de origem, para a Psicologia, na tentativa de explicar os processos de construção do conhecimento.
O modelo teórico piagetiano é interacionista e considera que ambiente e biologia executam uma dança desenvolvimental harmoniosa, processando trocas contínuas, onde o sujeito – que é ativo e atuante – constrói suas estruturas cognitivas ao longo de etapas de desenvolvimento, na relação com o objeto do conhecimento.
O homem nasce dotado de estruturas biológicas que o predispõe à aquisição de estruturas mentais. Essas aquisições vão ocorrer a partir da interação do sujeito com o objeto do conhecimento. Nesse processo, haverá uma busca constante por equilíbrio, além de construção