O DESENVOLVIMENTO HUMANO COM BASE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR
MOTOR
Cássio Noronha Paz.
Introdução
O presente trabalho tem por finalidade estudar as varias etapas do ser humano, mostrando aspectos importantes que ocorrem em cada uma delas.
São elas: infância, adolescência, fase adulta e a terceira idade.
Desenvolvimento
A infância é a primeira fase do desenvolvimento de uma pessoa ao longo da sua vida. Esta etapa vai desde que uma pessoa nasce até aos seus dez anos. Desde o seu nascimento até ao início da adolescência, as crianças estão dependentes dos seus pais, uma vez que ainda estão em fase de criação e não tem a sua autonomia e nem são suficientemente maduros para tomarem as suas próprias decisões.
Na infância o desenvolvimento motor é de extrema importância para a criança, fazendo ela ser capaz de controlar seu próprio corpo. Afinal, é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo sua independência e, ainda, contribuindo para que tenha um bom conhecimento de si mesma. Este pode ser observado desde o terceiro mês de gestação, quando o feto começa a movimentar-se no útero, depois no quarto mês observamos os famosos “pontapés” aos quais as mamães se referem.
Após o nascimento o feto passa por muitas mudanças. Resumidamente, o recém-nascido irá reaprender a respirar, agora fora do corpo materno e controlar principalmente seu sistema cardíaco. Nessa fase, para a maioria dos bebês, se reforça os laços maternos através da amamentação, que deve ser sua única alimentação regular por pelo menos, 6 meses. Nesta fase as mudanças físicas são observáveis com uma certa rapidez: o corpo como um todo cresce bem depressa, pois o comprimento total aumenta cerca de metade e o peso pode até triplicar. Completando um ano de idade a maioria das crianças já possuem de 6 a 8 dentes.
No desenvolvimento motor segundo Gallahue (2001): Fase motora reflexa: os primeiros movimentos que o feto faz são reflexos. Os