O desenvolvimento econômico sob o ponto de vista dos mercantilistas, fisiocratas e os clássicos
Contribuição de Marco Aragão* 20 de September de 2007
O economista Marco Aragão traz neste artigo uma retrospectiva da ciência econômica. "Os problemas econômicos fundamentais começaram a surgir com a aglomeração da humanidade em centros urbanos, assim como, a busca pela sobrevivência do indivíduo em sociedade ao buscar o que é melhor para si e para os outros. Desde o surgimento da humanidade o homem vivia em tribos nômades buscando sua sobrevivência em locais onde houvesse água e alimento. A escrita surge há aproximadamente 6000 anos atrás na Mesopotâmia (atual Iraque) e as Cidades, por sua vez, 1000 anos depois, ou seja, há 5000 anos atrás".
Antes de iniciarmos nossa retrospectiva sobre os caminhos da ciência econômica, convém resgatar um pouco da história sobre os relatos da evolução da civilização humana. Afinal, os problemas econômicos fundamentais começaram a surgir com a aglomeração da humanidade em centros urbanos, assim como, a busca pela sobrevivência do indivíduo em sociedade ao buscar o que é melhor para si e para os outros. Desde o surgimento da humanidade o homem vivia em tribos nômades buscando sua sobrevivência em locais onde houvesse água e alimento. A escrita surge há aproximadamente 6000 anos atrás na Mesopotâmia (atual Iraque) e as Cidades, por sua vez, 1000 anos depois, ou seja, há 5000 anos atrás. Podemos destacar quatro etapas principais da evolução histórica da humanidade em sua busca pelo desenvolvimento de suas atividades humanas e econômicas:
A História Humana é dividida em 4 períodos principais:
1. ANTIGUIDADE: desde o surgimento da escrita, há 6000 anos, até o ano de 476, data em que ocorre o fim do Império Romano;
2. IDADE MÉDIA: que se estende até o ano de 1453, em que ocorre a Tomada de Constantinopla;
3. IDADE MODERNA: indo até a Revolução Francesa, e,
4. IDADE CONTEMPORÂNEA: que se estende até os dias de hoje.
A