O Desenvolvimento de um Motor Multiplataforma para Jogos 3D
Aline Bessa
Indigente
UFBA
Caio T. Sousa
Indigente
UFBA
Carlos E. Bezerra
Indigente
UFRGS
Ivan Monteiro
Indigente
UFRGS
Humberto Bandeira
Indigente
UFBA
Rodrigo Souza
Indigente
UFBA
Resumo
2
O desenvolvimento de jogos modernos é uma atividade que requer conhecimentos multidisciplinares, envolvendo diversas áreas da computação, matemática, física e outras ciências. Os motores de jogos visam a suprir grande parte da demanda computacional, integrando diversas técnicas freqüentemente necessárias nos jogos, simplificando muito a criação de um novo. A implementação desses motores, no entanto, é uma tarefa árdua, visto que uma gama muito grande de funções precisa ser desenvolvida de forma integrada. Este artigo apresenta o motor InGE e analisa algumas das dificuldades enfrentadas e decisões tomadas na implementação deste software multiplataforma.
Nesta seção, serão descritos alguns aspectos que caracterizam o motor InGE: suas funções, as principais bibliotecas e APIs utilizadas e alguns conceitos básicos a ele relacionados.
Keywords:: Motor de Jogos, Multiplataforma, Desenvolvimento de Jogos
Author’s Contact:
{aline061, caio, nkbeto, rodrigo}@dcc.ufba.br
{kdubezerra, fehler}@gmail.com
1
Introdução
O objetivo de um motor de jogos é agrupar funções fundamentais para o desenvolvimento de jogos, que podem se estender da interação com os periféricos de entrada até a renderização dos cenários e personagens. Assim, várias aplicações podem ser desenvolvidas utilizando como base de código este componente central. Isto certamente reduz o tempo total de produção, à medida que concentra a equipe de trabalho em atividades de mais alto nível. Por mais genéricos que sejam, entretanto, os motores costumam ser projetados tendo em vista uma classe particular de jogos, como 2D ou 3D.
A partir do estudo de alguns motores 3D de código aberto disponíveis no mercado,