O desenvolvimento da sociologia alemã: a contribuição de Max Weber (Maria Cristina Costa)
O desenvolvimento da sociologia alemã: a contribuição de Max Weber (Maria Cristina Costa)
1. Ao definir a ação capitalista como “aquela que se baseia na expectativa de lucro através da utilização das oportunidades de troca, isto é, nas possibilidades pacíficas de lucro”, como Weber aplica seu conceito de ação social?
2. Qual a diferença, para Weber, entre ação e relação social?
Para Weber, a ação social seria uma conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Já a relação social seria um sentido compartilhado, sabendo o por que da relação.
3. De que forma o idealismo alemão entendia o processo de conhecimento?
Manifestações do ser absoluto e infinito, como o panteísmo e o idealismo. mais pelo conhecimento da Sua criação, bem como com o propósito de dominar.
4.Qual a importância da história para Weber?
Weber acreditava que o indivíduo na sociedade é sua história, acreditava que o indivíduo sem história não existia, a história era uma motivação para seu próprio desenvolvimento.
5. Como o cientista deve captar o sentido da ação social?
Segundo Weber aos cientistas cabe captar o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas concequencias. As conexões que se estabelecem entre os motivos e ações sociais revelam as diversas instâncias da ação social-politicas econômicas ou religiosas.
6. Como Weber concebe a objetividade científica?
Conceito histórico, formação da modernidade ocidental. A tarefa do cientista era descobrir os possíveis sentidos da ação humana
O cientista devera estar atento o tempo todo, deixando seus preconceitos e subjetividade, ele mesmo faz parte daquilo que ele esta julgando, portanto trata-se de um compromisso ético de comportamento.
Leis da historia, forca efetiva dinâmica produto sociocultural.
10.De que maneira o protestantismo gera condutas adequadas ao capitalismo?
Estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação