O desenvolvimento da linguagem e suas funçoes
Como pilares básicos do pensamento de vygotsky podemos destacar as funções psicológicas tem um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral, o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre individuo e o mundo exterior, as quais desenvolve-se num processo histórico, a ralação homem/mundo é uma relação mediada por sistema simbólicos.
Para o ser humano o pensamento e a linguagem têm origens diferentes, iniciais ao pensamento não e verbal e a linguagem não e intelectual. Quando a criança tem por volta de 2 anos de idade, o pensamento e a linguagem estão unidas assim uma nova forma de comportamento, deste ponto que o pensamento começa a se tornar verbal e a linguagem racional, no inicio a criança aparenta usar linguagem apenas para a interação superficial em seu convívio, a partir de um certo ponto a linguagem penetra no subconsciente para se constituir na estrutura do pensamento da criança. Quando a criança entende que tudo tem um nome, cada novo objeto que surge representa um problema que a criança resolve atribuindo um nome, procurando um adulto quando não sabe o nome do objeto. Esses significados básicos de palavras assim adquiridos funcionarão como embriões para a formação de novos e mais complexos conceitos, todas as atividades básicas do individuo ocorrem de acordo com sua historia social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social da sua comunidade.
As habilidades cognitivas e as formas de estrutura o pensamento do individuo e não é determinado por fatores congênito, a historia que a sociedade na qual a criança de desenvolve e a historia pessoal desta criança são fatores que vão determinar sua forma de pensar.
A linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança, existe a revelação inter-relação