O DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUARIA
- na antiguidade, o meio rural era o espaço de produção mais importante, pois fornecia grande parte da riqueza da época. A AGRICULTURA TRADICIONAL ou arcaica, empregava técnicas e instrumentos rudimentares de cultivo, como enxadas, arados e foices. A energia utilizada era humana e de animais. Ate hoje esse tipo de agricultura é praticado em vastas extensões do mundo em DESENVOLVIMENTO.
- a partir do século XVIII, no período da revolução industrial, o aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de cultivo (arados de aço, adubo) permitiu o aumento da produtividade agricola, originando a AGRICULTURA MODERNA. Os espaços agrários continuaram a sofrer profundas mudanças.
Agricultura, tecnologia e condições naturais:
- ainda que a inovação tecnológica tenha impresso certos ganhos de PRODUTIVIDADE e ampliado os limites das áreas agrícolas, o desenvolvimento da produção rural ate hoje necessita de grandes extensões de terra com condições climáticas e solos favoráveis
- procedimentos técnicos, como a adubação e a irrigação ou drenagem, tem diminuído a dependência da agricultura do meio natural. Entretanto a difusão dessas inovações pelo espaço mundial é irregular, tornando o meio rural muito diversificado.
-FATORES QUE LIMITAM UMA AGRUCULTURA: hipsometricos (altitudes elevadas), higrométricos (excesso ou insuficiência de água), pedológicos (acidez excessiva do solo), devem ser considerados no estudo dos diferentes arranjos do meio rural.
-REVOLUÇAO VERDE: aumento do controle humano sobre os processos naturais e pelo domínio de técnicas que impulsionaram o aumento da produção agrícola, em especial o uso de produtos químicos, tais como fertilizantes, adubos e agrotóxicos.
-a disseminação de sementes melhoradas e de insumos industriais, a irrigação e a mecanização permitiram a ampliação das áreas cultivadas e a redução dos custos de produção.
Tecnologia e transformações no meio rural:
-o aumento da produtividade não veio acompanhado