o desempenho do olho
Licenciatura Em Artes Visuais- Parfor
Professor: Marco Costa Brava
Disciplina: Arte e Novas Tecnologias II
Turma: E
Acadêmicos: Elenilze Moraes Corrêa
Rondinei Abreu Amoras
Simona Carla Oliveira
Os desempenhos do olho.
- olho e sistema visual A visão é, de fato, um processo que emprega diversos órgãos especializados. Numa primeira aproximação pode-se dizer que a visão resulta de três operações distintas e sucessivas: operações ópticas, químicas e nervosas. • Transformações ópticas:
• Segundo o teórico, os desempenhos do olho incluem transformações ópticas, no qual o autor compara o ato de ver com o principio da câmara obscura, em que a luz refletida penetra por um orifício e, por meio do princípio de captura, forma uma imagem na parede do fundo.
• Esse processo ocorre de forma semelhante no olho humano, onde a luz é percebida na retina. Para o autor, a maneira como um olho vê, é comparável à maquina fotográfica no que diz respeito à parte ótica do processamento da luz. Transformações químicas
• O fundo do olho é revestido por uma membrana, a retina, na qual se encontram inúmeros receptores de luz.
• Esses receptores são de dois tipos: bastonetes (em torno de 120 milhões) e os cones(em torno de 7 milhões). É muito importante compreender, entre outras coisas que o que se chama de imagem retiniana nada mais é do que a projeção óptica obtida sobre o fundo do olho, graças ao sistema córnea+pupila+cristalino e que só pode ser percebida através de aparelhos especiais em laboratórios. Transformações nervosas:
Cada receptor retiniano estar ligado à uma célula nervosa através da sinapse e cada uma dessas células esta, por meio de outras sinapses, ligadas por sua vez à células que constituem as fibras do nervo óptico.
Os elementos da percepção.
O que se percebe?
A percepção visual é o processamento em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por