O DESAFIO DO CONHECIMENTO
Resenha do Texto: PESQUISA SOCIAL Teoria, Métodos e Criatividade.
Capítulo 1: O desafio da pesquisa social.
Capítulo 2: O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual.
No primeiro capítulo, o texto coloca o embate sobre a cientificidade das ciências sociais com relação às ciências da natureza. A interrogação em torno da cientificidade das ciências sociais se desdobra em várias questões: o tratamento de uma realidade da qual somos agentes, a busca pela objetivação descaracteriza a subjetividade e que método geral trataria de uma realidade marcada pela especificidade e pela diferenciação.
Outro aspecto das Ciências Sociais é o fato de que ela é intrínseca e extrinsecamente ideológica, pois a ciência veicula interesses e visões de mundo historicamente construído, e seu objeto é essencialmente qualitativo, na medida em que a realidade social é mais rica que qualquer teoria, pensamento ou discurso que possamos elaborar sobre ela. Desta forma, o texto destaca a metodologia como o caminho do pensamento e a prática exercida sobre a realidade, porém, nada substitui a criatividade do pesquisador.
Toda investigação se inicia por um problema, articulados a conhecimentos anteriores, denominado de teoria. Portanto a teoria é um conhecimento que nos servimos no processo de investigação com um sistema organizado de proposições, que orientam a obtenção de dados, na análise e de conceitos que veiculam seu sentido. Na utilização de um conjunto de proposições relacionadas, a teoria busca uma ordem e uma tentativa de ser compreendida pelos membros de uma comunidade que seguem o mesmo caminho de reflexão e ação.
O Texto também faz uma diferenciação entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. A primeira se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado ou reduzido às operacionalizações de variáveis, a outra se opõem a esta na utilização dos termos do tipo matemático para a compreensão da realidade.
No