O desafio da transição para a sustentabilidade
Análise do Texto
Título do Texto
O desafio da transição para a sustentabilidade
Autor (es)
Josely Nunes Villela, Ad Alledi e Emilio Eigenheer
Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
Sustentabilidade
Economia
Educação
Consumo
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O texto aborda os problemas ambientais atuais e as consequências que os mesmos trarão para as futuras gerações se uma educação ambiental não for praticada. O autor evidencia fatores que contribuem para a percepção da urgência desse posicionamento ativo contra o problema em questão.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
As ações do homem em busca de seu consumo e bem estar são um tanto descuidadas vide a intensa transformação natural e esgotamento de recursos em que nosso planeta esta submetido.
A preocupação da comunidade cientifica surgiu a pouco tempo e a necessidade de um consenso global que coloque em pauta as medidas que devem ser aderidas para uma mudança é urgente.
O consumo desacerbado e acumulo de recursos que quase sempre não são prioridade é visto como normal pela cultura capitalista, que visa apenas os lucros, não se precavendo contra o esgotamento de matérias primas e consequentemente piores qualidade de vida. A medida que o nosso espaço geográfico e recursos se esgotam a humanidade tem a cada dia mais que prestar contas com a “saúde do planeta”, exemplos disso o “verão prolongado”, chuvas escassas durante o ano, transgressões marítimas e varias espécies que entram em extinção por essa seleção desrespeitosa e egoísta que nosso consumo aplica. Por incrível que pareça há uma parcela da sociedade que ainda vê esse problema como distante e pequeno, nisso a importância de uma conscientização por meio da educação ambiental. A partir do momento em que todos estiverem cientes da urgência desse problema, o próximo passo pode ser dado, a corrida contra o tempo para que nossas futuras gerações possam ter esperança da estadia neste meio.
Paralelo com