o desafio da pesquisa social
Nas Ciências Sociais também existe uma identidade entre sujeito e objeto, pois lida com seres humanos e os aproximam do investigador, abordando o conjunto das expressões humanas nas suas estruturas e representações. A autora fala que a pesquisa é à base da ciência e que ela indaga e constrói a realidade, e que mesmo sendo uma prática teórica está vincula ao pensamento e a ação. Qualquer pesquisa é iniciada com um questionamento, a ser respondido e muitas vezes há a necessidade de articular conhecimentos anteriores ou então criar novos conhecimentos. Fala que a teoria pode ser o conhecimento de um determinado assunto construído cientificamente por outros pesquisadores e que fornecem bases para novas pesquisas.
Às vezes surgem problemas que as teorias já desenvolvidas não dão conta de explicar, nesse caso faz-se uma “pesquisa exploratória”, na qual é proposta uma nova interpretação. A autora salienta que nenhuma teoria, por mais bem formulada que seja dá conta de explicar todos os fenômenos e processos.
Minayo apresenta o ciclo de uma pesquisa qualitativa. É um processo em “espiral” que se inicia com uma pergunta e ao ser respondida