O dente de ouro
Organizacional e Brasileira Nome: Marina Rodrigues dos Santos nºUSP: 8521771 Durante esse semestre gostei muito de poder ter assistido a essas aulas, pois tratou de assuntos interessantes e que analisavam a cultura e postura do brasileiro.
O meu trabalho foi feito sobre o Boca de Ouro. Nele conseguimos analisar vários conceitos sociológicos apresentados durante o semestre. A questão do jeitinho brasileiro foi o mais lembrado, já que o protagonista da obra teatral estudada tinha toda uma característica do malandro carioca. Bicheiro, conhecido na comunidade, respeitado por muitos são características suas que sabendo usálas conquistava o coração de muitas mulheres no bairro.
A questão da lábia do brasileiro para conseguir aquilo que deseja também é abordada na obra, e não é só mostrada com o Boca, mas também com a Celeste,
Leleco e Guigui, todos sempre tentando levar vantagem na situação. Esse fator foi estudado antes também com o Jeitinho Brasileiro em que mostra que o brasileiro sempre faz a história voltar a seu favor. Isso, com certeza, não é uma característica apenas da sociedade brasileira, já que a sociedade e até o espírito de sobrevivencia nos incitam a tomar decisões que acabam nos favorecendo. Isso, dependendo do ponto de vista, acaba nos levando a pensar de maneira egoísta por considerar em primeiro lugar o próprio ser.
Muitas ações durante o texto também são bem marcantes, já que muitos desses casos são baseados em fatos reais, e mesmo que não sejam ligados a casos específicos, sabemos que muitos deles podem ser encontrados em meio a sociedade brasileira. Um bom exemplo é o fato curioso do Boca de Ouro querer trocar todos os seus dentes por dentes de ouro, caso baseado em um motorista que Nelson