O deficiente físico no mercado de trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE
GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL
BÁRBARA RODRIGUES, LENISE MORAES, LUANA DE PAULA E TAINARA DEMUNER.
O DEFICIENTE FÍSICO NO MERCADO DE TRABALHO
VITÓRIA
2012
BÁRBARA RODRIGUES, LENISE MORAES, LUANA DE PAULA E TAINARA DEMUNER.
O DEFICIENTE FÍSICO NO MERCADO DE TRABALHO
Trabalho da disciplina Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador apresentado à Universidade Federal do Espírito Santo, sob a orientação da professora Lívia Maria Fernandes Araújo.
VITÓRIA
2012
1. INTRODUÇÃO
O deficiente físico esta sendo incluído de forma efetiva no mercado de trabalho? Qual a importância do trabalho na vida destes sujeitos? Qual o papel da família neste processo? Como as práticas de terapia ocupacional podem auxiliar na diminuição da exclusão destes indivíduos?
Partindo destes questionamentos, realizamos uma pesquisa de campo e bibliográfica, a fim de compreendermos melhor como estes sujeitos estão no mercado de trabalho e como é o olhar da sociedade sobre eles. Para a pesquisa de campo criamos um questionário com algumas perguntas centrais e outras que foram adaptadas no decorrer da entrevista. Os trabalhadores entrevistados eram deficientes visual, auditivo e cadeirantes.
Percebemos o descaso das empresas e da própria sociedade com o que é “diferente”. Infelizmente, é cultural a forma de expor as incapacidades dos sujeitos e não reforçar o que existe de potencial em cada pessoa.
2. REFLEXÕES A CERCA DO TRABALHO E DA DEFICIÊNCIA 1. CONCEITUAÇÃO
Segundo Ramalho e Souza (2006) a deficiência é o agravante do desempenho considerado anormal condicionando, geralmente, o indivíduo a uma posição de incapacidade para o desempenho de