o deafio urbano
O DESAFIO URBANO1
As cidades representam o grande desafio para as missões cristãs devido ao seu tamanho, sua influência e suas necessidades. Elas são, reconhecidamente, centros de poder político, de atividade econômica, de comunicação, de pesquisa científica, de instrução acadêmica e de influência moral e religiosa. O que acontece nas cidades acaba por afetar uma nação inteira. O mundo caminha em sua direção. O número de pessoas que adoram e servem a Deus, portanto, crescerá grandemente na proporção em que as missões cristãs levarem o Reino de Cristo para dentro das cidades.
O Século XX foi o tempo em que o mundo tornou-se urbano. No início deste século, somente 13% da população do mundo vivia nas cidades, e por ocasião do seu fim, metade do mundo estará vivendo nos centros urbanos. Somente duas cidades, Nova Iorque e Londres, tinham mais de 8 milhões de habitantes em 1950. No fim deste século passarão a ter 22 milhões. Estima-se que no ano 2015, 33 cidades deverão ter mais de 8 milhões de habitantes, sendo que 19 delas estarão na Ásia.
A migração das áreas rurais para as urbanas é responsável por 50% do crescimento das cidades. A outra metade é explicada pelo crescimento interno, determinado pelo número de nascimentos maior do que o número de mortes. O movimento de mais de 1 bilhão de pessoas em direção às cidades nas últimas duas décadas caracteriza-se como o maior movimento populacional da história da humanidade.
1. As Megacidades do Amanhã
Analistas prevêem que, por ocasião do ano 2015, a população de algumas das maiores cidades do mundo será:
ÁSIA
Milhões
ÁFRICA
Milhões
Bangladesh
Nigéria
Dhaka
19
Lagos
24,4
China
Zaire
Beijing
19,4
Kinshasa
13,9
Xangai
15,1
EUROPA E ORIENTE MÉDIO
Tiajin
10,4
Egito
Shenyang
9,4
Cairo
14,5
Japão
França
Tóquio
28,7
Paris
9,6
Osaka
11,6
Irã
Coréia
Teerã
14,6
Seul
13,1
Rússia