O Código de Ética Profissional
A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões.
Cada profissão possui seu Código de Ética que sofre pequenas modificações dependendo da área de atuação do profissional. Mas a base principal é sempre a honestidade, responsabilidade e competência.
Conforme historia da SCHINCARIOL o contador não cumpriu os seus deveres e obrigações, se o contador tivesse trabalhado conforme o código de ética profissional do contador, a empresa não faria o que ela fez em sonegar os impostos, emitir notas frias.
Sendo que o contador por não ter seguido o código de ética, o mesmo terá penalidades, por Falsidade de documentos e irregularidades de escrituração praticadas no sentido de fraudar as renda públicas, Inobservância às Normas Brasileiras de Contabilidade, tendo a Suspensão do exercício da profissão por tempo indeterminado.
Ética nos Negócios
A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.
Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante. Em ética empresarial, a menor das infrações provoca um impacto gravíssimo na reputação de uma companhia ou das equipes que a compõe. O que foi construído em um longo tempo é perdido rapidamente. Um exemplo de Prejuízo foi da empresa Siemens que numa atitude de tentar subordinar uma parte do processo de negociação, teve um prejuízo de 1,4 bilhões de dólares. Quanto mais houver obediência espontânea de ética, menos tempo e dinheiro serão desviados para a defesa de eventuais comportamentos não éticos.
O