O câmbio e os choques de oferta.
Módulo:
Atividade:
Título: O câmbio e os choques de oferta.
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Turma:
Introdução
O choque de oferta é um fato que altera diretamente os custos e os preços das empresas, e ocorre quando a política se desvia daquilo que as pessoas esperam, tornando o choque como algo inesperado. Os produtos também se desviam das taxas esperadas e altera a oferta agregada, que por sua vez alteram a demanda agregada resultando em um desequilíbrio do mercado.
Curva da oferta
A curva da oferta consiste na representação gráfica da função oferta que é a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade oferecida de determinado bem. Sendo que esta relação é positiva, a curva da oferta tem, necessariamente, inclinação positiva, o que significa que quanto mais elevado for o preço do bem, maior será a quantidade que os produtores querem produzir e vender no mercado. (http://www.dicasgratis.xpg.com.br/curva-de-oferta).
Qualquer diminuição em um dos determinantes da oferta agregada desloca a curva para a esquerda, caracterizando um choque de oferta. Isto pode ser verificado com a aplicação destes determinantes na fórmula Y=C+I+G+NX, onde Y é igual à Oferta Agregada. A Oferta Agregada é formada a partir dos seguintes determinantes
C = Consumo
I = Investimentos
G = Gastos governamentais
NX= Exportação Líquida
Como o somatório da renda disponível na economia, enquanto chama de Oferta Potencial a máxima produção da economia com pleno-emprego dos fatores de produção. A Oferta Agregada Efetiva é aquela efetivamente colocada no mercado, o que pode ocorrer sem a plena utilização dos fatores de produção. (http://www.economiabr.net/teoria_escolas/macroeconomia.htm.)
Mercado a um novo equilíbrio
Há alguns anos tivemos um grande choque de oferta que foi relacionado ao aumento excessivo no preço dos remédios que resultou em uma alteração na determinante consumo, então o governo buscando um