O curso Histórico das Civilizações
Cap. III
O curso Histórico das Civilizações
[ texto 1... ] - comentário: o autor discorre nesse trecho sobre o processo de divisão das gentes originais, com isso nos dá um entendimento claro da formação dos grupos sociais já nessa fase.
[ texto 2...] - comentário: ainda não haviam meios de se criar uma divisão no processo de produção, não era possível nessa fase uma a existencia de uma dominação entre as tribos, pois ainda não havia a luta pela posse excedente, ainda não havia a sobra.
[ texto 3 …] - comentário: neste momento começamos a ver a necessidade de se analisar a questão da bas econômica para a partir daí explicar a divisão do trabalho.
[ texto 4 …] - comentátrio: podemos ver claramente nesse texto ao modo de organização do sistema diméstico familar das primeiras civilizações pós-gentílicas; o homem responsável por toda a aquisição de matéria-prima para alimentação e os meio necessários para se conseguir. Enquanto a mulher torna-se a responsável e chefe em primeiro posto das atividades do lar, transformando essa mesma matéria-prima em aliementos, utensílios domésticos e roupas. A divisão de comando é clara, cada um dominando o seu meio.
[ texto 5 …] - comentátrio: a econimia doméstica torna-se comunitárias suportando a várias famílias, partindo para a prática do comunitarismo, tudo que é produzido é dividido entre os integrantes da grande família da tribo.
[ texto 6 …] - comentátrio: entende-se desse trecho que os homens continuaram a marcha do progresso, passarama domesticar animais, que se deixando domosticar passaram a reproduzir-se, agora manuseado pelo seu senhor, o homem. Os indivíduos que eram mansos e tinham a possibilidade de produção de leite e davam crias foram as escolhidas, após a domesticação pode-se manter um processo de criação, podemos deduzir que produção desses animais tenderia a crescer, e talvez um problema surgi-se, o que fazer com o excedente?
[ texto 7 …] - comentátrio: toda a sorte de