O CURIOSO EDIÇÃO 2
2° semestre de comunicação social - jornalismo
(universidade do estado de mato grosso)
Alto Araguaia, março de 2011
Projeto ArtSet
Curiosidade Cinematográfica
Perfume de Mistério
Coordenação: Profa. Ms. Shirlene Rohr de Souza
“Perfume de Mistério” (Scent of Mystery, 1960, EUA), filme dirigido por: Jack Cardiff, estrelado por: Denholm Elliott, Peter Lorre e Beverly Bentley, foi o primeiro filme na história do cinema em que aromas eram parte integrante do enredo.
Também conhecido como
“Holiday in Spain”, foi lançado nos cinemas no dia 12 de janeiro de 1960, e promovido com um slogan que resumia a evolução do cinema: ''Primeiro eles movimentaram-se! (1895), Depois falaram! (1927), Agora cheiram!!''. O filme usava a tecnologia Smell-O-Vision, que consistia numa máquina controlada pelo projecionista que aspergia em toda a sala de projeção uma fina camada de pó que exalava os odores correspondentes às cenas mostradas na tela em sincronia com o filme.
O enredo do filme é uma história de mistério a respeito de um inglês (Denholm Elliott), em férias na Espanha que se depara com uma conspiração para matar uma jovem turista americana (Beverly Bentley).
A cena de abertura mostra uma borboleta voando em um bosque de pêssegos com odores deliciosos. Mais tarde, um barril de vinho cai de um carro e rola pela rua até rebentar, mais uma vez o odor correspondente.
Os odores tinham tudo a ver com o enredo do filme e até serviam como pistas para os espectadores descobrirem os mistérios da história.
Infelizmente, o mecanismo não funcionou corretamente. Os aromas eram liberados com um ruído perturbador, sendo que alguns espectadores queixaram-se que os mesmos demoravam alguns segundos até alcançá-los depois da ação mostrada na tela. Outros reclamaram por não sentir nenhum aroma, e outros queixavam-se que, com tanto pó no ar, ninguém sabia que cena do filme estava cheirando.
E... essa