O cristianismo
E-mail- ferreira.abs@gmail.com
Salvador – BA. 02/04/2013.
O Cristianismo
A palavra Cristianismo vem do Grego (Xριστός, "Christós", messias).
Segundo as fontes pesquisadas esclarece que, o Cristianismo, é uma religião monoteísta fundamentada na vida e nos preceitos de Jesus Cristo, nele, a fé é sustentada basicamente em Cristo, Filho de Deus, como Salvador.
Segundo John Bowker (1997), o poder no mundo foi restaurado por Jesus por meio do ensinamento, do perdão dos pecados e da cura. Desse modo levando-nos a entender que, quem agia e falava era Deus através de Jesus. A partir desse entendimento se deu origem à crença cristã, onde Jesus era Deus e homem ao mesmo tempo.
A ideia de se acreditar em um Deus em Cristo resultou nas doutrinas cristãs básicas: Encarnação; Cristologia; Trindade e Remissão. A doutrina da Encarnação vem afirmar que Deus estava presente em todos os momentos e aspectos da vida de Jesus, mas isso não destruía sua existência como homem. A Cristologia vem dizer que Jesus era uma pessoa com duas naturezas (humana e divina), sempre presentes harmoniosamente. A Trindade vem sustentar que Deus é tudo que possa ser revelado em Cristo (Pai; Filho e Espirito Santo), as três pessoas da Santíssima Trindade. A Remissão vem mostrar que os milagres realizados por Jesus poderão ser sempre repetidos, através da Fé Cristã, independente se o seguidor seja um pecador ou não, “basta ter fé”.
O importante no Cristianismo é o fato de que somos todos filhos de Deus, por essa razão, devemos sempre perdoar uns aos outro, ao invés de seguir o exemplo da lei do dente por dente olho por olho.
A revista “filosofia dia a dia ano 1/# 8”, publicou uma matéria muito importante sobre Psicanálise & Religião, falando sobre as divergências históricas e análises de Freud e Jung, a respeito de Deus. Fala que Freud (1856/1939), afirmou que as experiências religiosas podem ser meras alucinações desencadeadas por ansiedades e