O crime do padre amaro
* 2-Percebe-se, claramente, o combate aos valores éticos e morais vigentes na sociedade da época, que eram considerados como fundamentais para as pessoas e famílias de bem.
* 3-Publicado pela primeira vez em 1875, o crime do padre Amaro denuncia a corrupção dos padres, que manipulavam a população, e ainda a questão do celibato clerical.
* 1-Eça faz parte de um momento em que a literatura e o pensamento passaram por profundas transformações. É o momento em que surge o Realismo, do qual O crime do padre Amaro é uma das obras mais representativas.
* 1-É uma obra caracterizada, sobretudo, pelo tom de crítica ao comportamento dominador e corrupto do clero e do Governo sobre a atrasada e hipócrita sociedade portuguesa da época.
* 3-A intenção de Eça ao escrever O Crime do Padre Amaro não era apenas a denúncia dos vícios do clero devasso, mas também apresentar a vida mesquinha da cidade provinciana portuguesa.
* 3-Assim, não só Amaro e Amélia, as personagens principais, são criticadas pelo narrador, também as personagens secundárias são utilizadas para revelar os defeitos da sociedade em que estão inseridos.
* 2-Pode-se dizer também que a obra é um Romance de Tese/naturalista, porque nela fica claro que o meio social e o instinto determinam o modo de agir dos indivíduos, que, por isso, deixam de o ser e são reduzidos a um a “massa” sem características particulares. * 3-O Crime do Padre Amaro inicia-se com a morte de José Miguéis, pároco da cidade de Leiria. Para ocupar o seu lugar é designado, graças a influências políticas, o jovem Amaro Vieira, que tinha saído do seminário há pouco tempo.
* 3-Orientado pelo Cónego Dias, o novo pároco foi morar na casa da Santa Joaneira com quem aquele mantinha um caso com amoroso.
* 1-Ambos representam a comunidade