O crescimento econômico
ETEC JOÃO GOMES DE ARAÚJO
TÉCNICO EM CONTABILIDADE – 1º MÓDULO
Robson Elias Pereira Leão
QUAL A FORMA MAIS CLÁSSICA E TRADICIONALDE SE MEDIR O CRESCIMENTO ECONÔMICO DE UM DETERMINADO PAÍS?
Simplismente é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto - PIB. Quando se pretende fazer comparações internacionais, o método mais eficaz é o método da Paridade do poder de compra. Outros métodos que utilizam a taxa de câmbio geralmente sofrem enviesamentos devido à especulação do mercado cambial ou políticas cambiais. Além disso, a taxa de câmbio não têm em conta os produtos não transaccionáveis internacionalmente, como os serviços (barbeiro, alimentação, hotéis, saúde, etc.).
SAIBA O QUE É “PIB” E O QUE ELE SIGNIFICA NA SUA VIDA.
Apesar de ser um dos principais indicadores da economia, o significado do PIB (Produto Interno Bruto) é pouco conhecido por boa parte da população. Muita gente diz não saber o impacto que os dados têm sobre o seu dia a dia.
O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capital bruto).
Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre o bem-estar da população. Quando o país está crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produtos no mercado. Então isso significa não apenas mais renda para gastar, mas também mais produtos disponíveis para compra.
Ela destacou, no entanto,