O crescimento do setor no Brasil
O CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS NO BRASIL
Aluno: Michele Renata Marques de Araújo
Professora: Regiane Passariello Andrade
RA - 1714100581
Sumário
Desenvolvimento ..............................................................3
Conclusão .........................................................................4
Bibliografia.........................................................................5
DESENVOLVIMENTO
Conforme pesquisas que fiz, constatei que um dos principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, é o setor de serviços, pois nele concentra a maioria dos empregos formais no país. A área é tão imprescindível que nem mesmo as dificuldades financeiras dos últimos tempos sacudiram suas bases – a queda nas exportações brasileiras de serviços durante a crise, aliás, foi menor do que a de bens.
Mas nem sempre foi assim. Até meados do século XX, o setor era tido por improdutivo, servindo apenas como complemento à indústria. Foi somente com a intensificação da atividade industrial que os serviços passaram a ser vistos com outros olhos. Hoje, são eles que levam a melhor. Só em 2012, geraram mais de 1,2 milhão vagas no mercado de trabalho, e tudo indica que continuarão bem pelos próximos anos.
Na minha opinião, o setor que promete crescimento acelerado para breve é a de tradutor e intérprete de inglês. Isso porque a iminência da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 tem rendido oportunidades de emprego em várias regiões do país, seja em lanchonetes ou em hotéis de luxo. O turismo, inclusive, também tem boas perspectivas de alta, o que representa mais gente nas ruas e mais lucro para os taxistas, que terão mais clientes a atender.
O caminho para o sucesso começa na informação. Conhecer a área, aquilo que ela oferece e aquilo que exige são rotas dessa jornada.
Como os serviços estão presentes em todos os cenários, há