O crescimento da Economia Brasileira nos dias atuais.
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
EVERTHON BRUNO GUEDES ARAÚJO
O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS DIAS ATUAIS.
MACEIÓ, 2014
EVERTHON BRUNO GUEDES ARAÚJO
O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS DIAS ATUAIS.
Trabalho solicitado pelo Prof. Milane Ana Maria, como instrumento avaliativo para a obtenção de nota na disciplina de Seminário Temático.
MACEIÓ, 2014
O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS DIAS ATUAIS.
A ECONOMIA NO BARSILEIRA HOJE.
“O Brasil”, ao longo do tempo e em diferentes governos, ao marginalizar a educação formal, o ensino profissional e a pesquisa, limitou a modernização, abastardou a competitividade e, em consequência, perdeu a visão do desenvolvimento econômico, autossustentável, como projeto hegemônico permanente. Perdeu o seu tempo, ao crescer marginalmente, nos últimos 20 anos. Aceitou, assim, a mediocridade do subdesenvolvimento imposto por sistema e hábitos políticos que dominam o Poder Executivo e toda a vida nacional, com visão personalista, cartorial, eleitoreira e de curto prazo.
Nesse quadro, ainda presente, dificilmente se pode esperar, em curtos e médios prazos, o benefício de reformas político-institucionais macroeconômicas, capazes de aliviar o peso absurdo do Estado brasileiro sobre a sociedade, e abrir caminho para a modernização e a desburocratização do país, condição para alcançar maior capacitação competitiva, que estimule o crescimento econômico e viabilize a desejada inserção internacional como instrumento da sustentação do crescimento e não fator para o seu aviltamento." Forum Nacional 2007 - Debates
Países como os EUA, Japão e Reino Unido encontram-se também pesadamente endividados e deverão acompanhar o desastre econômico-financeiro da Zona do Euro. Até mesmo a Alemanha sentirá esse peso.
A economia brasileira tem andado de lado por temer ser atingida em voo por todo esse processo que