O CRESCIMENTO BACTERIANO
BACTERIANO
Willian Araújo dos Reis
INTRODUÇÃO
Metabolismo microbiano = energia (ATP) síntese de novas estruturas tamanho celular crescimento Divisões
Meios de cultura adequados ...
CRESCIMENTO INDIVIDUAL
Ciclo que termina com a divisão da célula, gerando duas células-filhas independentes e autônomas Cromossomo completo e cópias de todas as outras macromoléculas, monômeros, moléculas e íons inorgânicos Divisão assexuada = FISSÃO
BINÁRIA (bactérias)Duração: f(fatores genétic os e ambientais)Menor tempo: 20min
(Escherichia coli ) –cond. ideais
CRESCIMENTO POPULACIONAL
Prática: inicia com a inoculação de indivíduos no meio
Sistema semi-isolado (trocas gasosas com o ambiente)Crescimento –divisão em 4 fases (curva de crescimento) CRESCIMENTO POPULACIONAL
Fase Lag
No início, durante um período de tempo o número de células sofre pequenas variações devido às bactérias não se reproduzirem imediatamente quando colocadas em um novo meio de cultura. Este período é chamado de Fase Lag que pode ser estender por horas a vários dias.
Fase Log
Passado à fase lag, as células iniciam o processo de divisão celular, que é o crescimento exponencial do seu número. Neste estágio o tempo de geração atinge valores constantes, e é também neste estágio o período de maior atividade metabólica.
Na Fase Log a colônia é extremamente sensível a variações ambientais podendo comprometer fases importantes do desenvolvimento bacteriano.
CRESCIMENTO POPULACIONAL
Fase
Estácionaria
Caso ocorresse da colônia continuar na fase log indeterminadamente, uma bactérias com o tempo de geração de 20 minutos depois de 25h30min teria uma população com o peso aproximado de 80.000 toneladas. Contudo isso não ocorre devido ao término de nutrientes, excesso de produtos metabólicos tóxicos. Assim o número de novas bactérias se equivalem o número de bactérias mortas.
Fase
de Declínio ou Morte Celular
Neste ponto, o número de bactérias mortas excedem o número de
novas