O corpo e Comte
DOCENTE: RUBENILDA SODRÉ
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA
DISCENTE: DANIELE SILVA ELISANGELA MAIA LORENA BRAGA LARISSA SANTOS VALDILENE LIMA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
TURMA: 2014.2 NOTURNO
SALA: DM 43
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU
RUBENILDA SODRÉ
FILME: O CORPO E AS FASES DE COMTE
SALVADOR
2014
A abordagem deste trabalho é sobre as questões que relacionam a ordem na sociedade, associando aos pensamentos de Comte, a ciência, a busca da igreja pela ordem. Conseguimos ver o contraste da igreja e o impacto da ciência na sociedade. O filme retrata uma expedição onde uma arqueóloga encontra um corpo sacrificado, são realizados alguns testes para certificar se este é o corpo de Cristo. Quando o Vaticano soube de tal descoberta, enviou um de seus representantes, um padre para acompanhar a descoberta e sua missão era investigar se este era realmente o corpo de Cristo, isso sendo verdade iria tirar toda a estabilidade da Igreja Católica, onde teria a sua credibilidade destruída após séculos e assim o cristianismo deixaria de existir.
Nesse caso a sociedade ficaria completamente sem ordem. Para Comte a ordem garante o funcionamento da sociedade, a harmonia social, o que inibi as greves, manifestações e conflitos sociais. Havendo assim uma coletividade, um só pensamento numa única sociedade.
É obvia a interação entre a ciência arqueológica e a fé. Mas primeiro foi apresentado um tipo de arqueologia neutra, essa tem possibilidade de chegar a verdade usando o positivismo. Os positivistas são aqueles que não consideram os conhecimentos vinculados as crenças, as superstições ou qualquer outra coisa que a ciência não comprove. Por conta deste pensamento que a arqueóloga diz ao padre que as descobertas da ciência iriam mudar com as convicções da igreja e da religião do padre. Enfim, os dois querem saber a verdade,