O Corpo fora do lado biológico
Borel (1992) diz que é apartir da infância que serão inserida, no corpo, as marcas sociais. Portanto, sofre influências e modificações constantes: o corpo social é produto das regras as quais foi submetido, das determinações do meio social no qual está inserido.
Oposiçao entre o corpo natural e o corpo social.
Corpo Natural
Natureza/Biológico (inato)
Corpo não marcado
Nudez
Desviante(sem ritos de passagem)
(sem a intervenção da cultura)
Animal
Corpo social
Cultura
Corpo Decorado
(tatuado, pintado, etc)
Vestimenta
(pertencimento)
(ao fim do processo)
Humano
Construção Social do Corpo
Para inciciarmos a discussão sobre a construção social do corpo, precisamos entender o termo juventude, que é entendido como um estado de espírito e físico ideal, almejado por indivíduos de diversas idades.
"Industria da juventude", que surgiu após a década de 1950, através de movimentos culturais idealizado por jovens, numa espécie de contra-cultura ou, podemos dizer, contra-cultura ou, podemos dizer, contra o sistema dominante, a exemplo dos Hippies, o Rock, O Jeans, entre outros signos, etc.
A "indústria da juventude" utiliza-se, principalmente da mídia como forma de manipular e explorar as pessoas para que elas façam parte deste movimento. Envolve, também preocupações com o vestuário, atividades físicas, intervenções cirúrgicas e outras estratégias e cuidados.