O corpo fala
As boas maneiras e suas normas nunca foram tão essenciais quanto nos dias de hoje. Na verdade, várias delas chegaram ao público, ainda que de forma desorganizada recebendo dos novos condicionamentos sociais e econômicos um relativo abrandamento e simplificação. A falta de educação está definitivamente associada à falta de respeito pela dignidade do próximo, e é a partir dessa constatação que reunimos os ensinamentos de Etiqueta Empresarial. Etiqueta procura fazer entender que não custa nada cultivar, em todos os aspectos e situações, um convívio humano mais pacífico e mais justo, e que é possível viver elegante e civilizadamente.
No ambiente de trabalho, a profissional secretária reflete a imagem da empresa e, portanto, deve se preocupar com a impressão que poderá causar. Na era do mundo competitivo a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações.
Na dinâmica do mundo dos negócios, a secretária que conhece e respeita as regras da Etiqueta e do Protocolo, observa os costumes de seus interlocutores, é criativa e empreendedora e tem uma visão global; possui ferramentas poderosas que a levarão ao sucesso. E, por isso, na avaliação de uma secretária distinguem-no suas boas maneiras, o grau de cortesia e o visual correto.
Atualmente, no mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maiores chances aquele com boa apresentação e trato agradável. A capacitação em Etiqueta e comportamento leva as Secretárias a portarem-se com autoconfiança, desenvoltura e naturalidade em qualquer situação da vida social e profissional, evitando que se percam negócios e oportunidades pelo desconhecimento de regras básicas de conduta, dentro das empresas e fora delas.
Os pressupostos básicos da Etiqueta, com destaque para a tolerância, a compreensão e o respeito ao próximo, facilitam a convivência com pessoas difíceis e