o corpo dos gregos para os gregos
É importante primeiro que nos situemos no espaço e no tempo, e que a influência da civilização Grega na cultura ocidental é forte até os dias de hoje. Usaremos nesse trabalho os Clássicos da História Grega. "[...] os clássicos servem para entender quem somos e aondechegamos [...]" (CALVINO, 1993, p. 16)A Grécia Antiga
É importante que se compreenda que aquela imagem que se tem do Grego Antigo é estática. Pois quando se refere a eles a primeira imagem que temos é daquele ideal de corpo cultuado.
“Poucos atentampara o fato de que os gregos hoje habitam cidades com edifícios, poluídas, convivem com as influências americanas e europeias etambém com os "progressos" das ciências e das tecnologias que, aomesmo tempo, possibilitam confortos e acumulam dificuldades relativasàs condições de vida dos que podem pagar e dos que nãopodem, seja em razão do desemprego, da doença, da injusta distribuiçãode renda, entre outros fatores.” (Soares, Carmen Lúcia, 2004, p.165)
Isso nos deixa explícito o quanto o cuidado com o corpo vem sido adaptado às novas condições. Os gregos buscaram aliar a beleza e perfeição física às virtudes viris que os tornaram uma grande civilização da antiguidade. Os romanos, que os substituíram no domínio do mundo conhecido preocuparam-se em desenvolver com equilíbrio o corpo e a mente como nos ilustra o verso de Juvenal, poeta romano, “Mens sana in corpore sano”.
A autora se baseou na poesia e prosa para desenvolver o texto, situando e caracterizando no período referido. A literatura grega tem sido dividida e classificada em três partes: Período Arcaico, Período Clássico e Período Helenístico. No período arcaico situam-se Homero, Hesíodo, a poesia lírica. Na Idade Ática, o lirismo, a poesia dramática, a tragédia e o drama satírico, a comédia (Aristófanes), a História, Filosofia