O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet
Marta Tiago Scarpato
Rudolf Laban: Sensibilidade para Compreender o Movimento Humano
Rudolf Laban, nascido em Bratislava(1879) filho do governador do exército.
Sempre viveu em meio a luxos e viagens, porém na solidão. seu primeiro contato com a arte aconteceu em casa, com lendas e mitos que ouvia a vó contar. Ingresso na academia militar, mas logo abandona e vai pra Paris aos 21 estudar na Escola de Belas Artes.
Em 1910, criou a Dance Farm, com danças baseadas nas experiências da comunidade Lago Maggiore. Buscava inspiração nas cidadespara criar suas danças. Desenvolveu a dança coral com coreografias improvisadas. A Dança coral propõe um momento de libertação, onde não há movimentos mecanizados do dia a dia.
Amigos de Laban o definem como corajoso, paciente e com vocação artísticae científica. Criou uma nova concepção de dança, na qual há liberdade de expressão.O ensino se dá através do ritmo interno de cada um, resgatando assim a espontaneidade e a integração do corpo com a mente.
Com a segunda Guerra Mundial há uma repaginada, no qual o Ministério da Educação de Londres adere a atividade física orientada para as crianças, dando assim importância a autoexpressão que se deve a ideias de Laban.
Uma Vida Dedicada ao Estudo do Movimento
Laban dedicou-se ao estudo dos movimentos humanos, observa que gestos humanos acabam por ser mecânicos em virtude da rotina do cotidiano. A rotina faz com que o ser tenha suas expressões restritas tornando-as mais sensíveis. Sua preocupação é resgatar a espontaniedade das pessoas.
O movimento ocorre quando há a locomoção do corpo, ao movimentar-se, a pessoa se relaciona com um objeto ou partes do seu próprio corpo. Através dos movimentos o corpo expressa sentimentos, pensamentos e intenções. O elo entre a vida mental, espiritual e física se dá pelo movimento. através dos aspectos sociais, culturais, geográficos e até educacionais determinam o comportamento e