o coordenador pedagogico e o espaçao da mudança
O presente trabalho visa demonstrar a importância da pesquisa no contexto educacional para ampliação da facilitação do conhecimento e aprendizado, através de uma constante evolução nos métodos e meios utilizados para realização de pesquisas no ambiente acadêmico. Numa perspectiva mais abrangente, este conceito se particulariza em três classificações: a pesquisa acadêmica, a pesquisa escolar e a pesquisa da pratica pedagógica. Faremos análise desses termos tomando como base o conceito de pesquisa, e sua aplicação na formação e na prática docente. O que é pesquisa? É o estudo de um problema que cause o interesse do pesquisador. O interesse gera envolvimento com a pesquisa o que transformará o esforço em resultados na elaboração de conhecimento e soluções propostas ao problema em foco. Um conhecimento que nascerá como complemento e fruto da curiosidade, da inteligência e da atividade investigativa. Ele, o pesquisador, é o fio condutor inteligente e ativo dessa tênue linha do conhecimento acumulado na área e das evidências que estão sendo estipuladas no momento inicial da pesquisa. Quando Gatti afirma que a pesquisa é, primeiramente obter conhecimentos sobre alguma coisa. De um modo geral, a necessidade de pesquisar surge a partir de inquietações, perguntas, dúvidas a respeito de algum tema, a busca de respaldo para pensamentos e afirmações.
“Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. [...] Contudo, num sentido mais estrito, visando à criação de um corpo de conhecimentos sobre certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características específicas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos..” (GATTI, 2002,p.p. 9,10)
Respaldo mais uma vez no pensamento de GATTI quando menciona que o ato de pesquisar tem características específicas. A pesquisa