O CONTROLLER NO MUNDO GLOBALIZADO
Na atual dinâmica da economia mundial, as empresas necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada, para manterem-se competitivas . Com isso surge a necessidade de um profissional altamente capacitado e com conhecimento amplo, que definirá todo o fluxo de informações da organização, para a tomada de decisões, o Controller.
Este profissional fica responsável por colher todas as informações relevantes para o desempenho dos setores contábeis e administrativos da organização, a fim de reduzir riscos, antever problemas que poderão surgir, e auxiliar a gestão para a tomada de decisões.
O controller surgiu no início do século XX, dentro da evolução administrativa das grandes corporações norte-americanas (CHANDLER, 1962), sua principal característica é ser o executivo de normas, controles, metas, objetivos, orçamentos contabilidade, finanças e informática (CREPALDI, 2004), este profissional necessita ter iniciativa, visão econômica, comunicação racional, síntese, visão voltada para o futuro, oportunidade, persistência, cooperação, imparcialidade, persuasão, consciência de suas próprias limitações.
No Brasil, a origem do Controller ocorreu por meio da Resolução CFC N. 560/83 que dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei n. 9295 de 27/05/1946.
A Controladoria possui a função de estruturar os controles contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais da instituição, avaliando e controlando o desempenho das diversas divisões da empresa.
Segundo José Bahia, Controller Latin América da LSG Skychefs do Brasil, o controller no exercício de suas funções principais, além do conhecimento técnico que lhe é exigido, como: planejamento e controle, área tributaria, mercado financeiro, contabilidade, orçamento empresarial e outras, este profissional deve também ter a habilidade necessária para a formação de talentos profissionais, treinando, capacitando e mostrando horizontes e