O CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Willy Pereira Negreiros willy.negreiros@gmail.com Contabilidade Pública – Prof. Anderson Bernardo
Resumo
Este trabalho apresenta as funções que estão atreladas à administração pública, o papel determinante dessas funções, que acabam definindo os tipos de controles que devem ser utilizados, de maneira interna e externa. Será abordado o papel da contabilidade diante da administração do setor público perante a sociedade, que por diversas vezes, exigem melhoras e desenvolvimento daquilo que contribuem como cidadão.
Palavras-chave: Administração, Controle, Funções, Interno, Externo, Contabilidade.
Introdução
No Brasil, passamos por um momento muito turbulento em relação ao controle de bens públicos e suas administrações. Diante de diversos escândalos, podemos identificar que a contabilidade possui um papel relevante quando falamos em controle de bens públicos. Existem algumas funções e sistemas de controles internos e externos, que contribuem para a realização desses controles de forma firme e eficaz. Este tema tem causado insegurança para a sociedade, que por sua vez, exige confiabilidade e respeito nas suas contribuições em todos os ângulos. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de material já elaborado, principalmente de livros e artigos científicos. O método foi à análise das diferentes obras e compará-los, até obter-se um contexto harmonioso e sensato para o desenvolvimento deste artigo.
1. Função, Abrangência e Tipos de Controle na Administração Pública. O Estado é constituído pelo território, pelo povo e pelo governo, desenvolvendo funções para o atendimento do bem público, consoante uma intensiva atividade financeira exercitada por intermédio de seus organismos – órgãos públicos -, os quais são geridos por agentes públicos, que devem pautar a sua ação mediante princípios constitucionais dirigidos á Administração Pública. Podemos definir que, controle na administração pública,