o controle de estoques e o planejamento da producao
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO – DEPE
CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL - CTAE
O CONTROLE DE ESTOQUES E O PLANEJAMENTO DE
PRODUÇÃO
Material de leitura para uso exclusivo nos cursos do DEPES
O CONTROLE DE ESTOQUES
E O PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO
2
INTRODUÇÃO
Quando a produção é executada em regime de artesanato ou mesmo em uma pequena empresa, as decisões de quanto e o que produzir provêm geralmente do próprio empresário, em bases completamente informais. O controle desta produção também é feito, em geral, pelo próprio empresário e em bases também informais. Mas quando a empresa já inicia a ter uma estrutura mais evoluída, no que se refere, principalmente às responsabilidades para cada setor, a necessidade de programar aparece.
A fábrica se encontra nesta nova situação, dividida em secções, departamentos ou setores. Isto obriga, a necessidade de criação da responsabilidade de coordenar atividades, que deve ser desempenhada por uma pessoa, ou um novo departamento. A este departamento, compete definir o quanto, como e fundamentalmente quando produzir.
O problema de como produzir pode ser de exclusiva responsabilidade dos departamentos, dependendo da sua estrutura técnica e administrativa. É importante considerar também que para o controle da produção devem convergir todas informações fundamentais, que lhe permitam tomar decisões, ou mesmo emitir ordens de fabricação e de compras.
O controle de estoques, já se pode antever, faz parte destas informações, e sua importância é básica para a tomada de decisões.
Quando nos referimos a controles de estoques, queremos descrever todos os tipos de estoques com os quais porventura uma empresa industrial opere: desde o de matérias-primas, como o de produtos acabados ou comprados prontos.
Informações recebidas pela Programação:
-
Estoques existentes
-
Vendas Previstas
-
Especificação, ou linha de