O CONTRATO DE TRABALHO E A LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS
1 INTRODUÇÃO
Em função das mudanças sociais, principalmente por questões trabalhistas e tributárias, as famílias não contam mais (como antes), com pessoas que possam estar dentro de suas casas conforme as necessidades, principalmente na questão do cuidado com os idosos. Embora possa ser uma situação equivocada da parte dos empregadores domésticos, no que diz aos direitos do empregado doméstico.
Em função das mudanças sociais, as famílias atuais não contam mais com pessoas que passam os dias trabalhando em casa e que desta maneira teriam disponibilidade para acompanhar parentes idosos que exijam cuidados especiais. Para ajudar os familiares nesta questão, a melhor opção são as casas de repouso, fazendo assim com que eles se sintam cuidados de uma forma adequada, sem que pensem estar em um hospital, mas sim em um clube de lazer.
Porém, antes de tomar esta decisão, deve-se observar se esta casa de repouso é um local legalizado e com condições realmente adequadas para cuidar de uma pessoa, em especial idosa.
Sou Sicrano, tenho 66 anos, nasci em Monte Negro, RS. Antes de vir para o lar, eu morava em Xavantina, no Mato Grosso. Eu não escolhi vir morar aqui, mas estava doente, e minha comadre me convenceu de que eu seria bem cuidado e teria acompanhamento médico adequado, mas o local está superlotado, e por isto me colocaram em um quartinho nos fundos e só fui ao médico uma única vez. Me sinto completamente abandonado...
A casa de repouso deve obrigar-se a prestar toda a assistência aos pacientes nas suas necessidades diárias através do trabalho das auxiliares de ação médica a quem compete diversas funções.
Higienização dos pacientes;
Distribuição e administração das refeições, sendo cinco diárias nos horários afixados;
Distribuição e administração de medicamentos prescritos pelos médicos;
Assistência médica e de enfermagem diária, bem como a recorrer a assistência médica especializada sempre que