O Conto
O livro foi publicado em 1975, e reúne contos escritos por Rubem Fonseca, onde durante o regime militar foi proibido de circular no ano seguinte ao seu lançamento. Este livro retrata fatos da vida real, utilizando todos os tipos de situações fortes que geram violências urbanas, principalmente relatadas na cidade do Rio de Janeiro.
O conto gira em torno dos temas de violência, que mostram os problemas sociais entre as vidas das classes sociais. Com isso narra-se a vida de pessoas na cidade grande, abordando problemas como solidão, desilusão, pobreza e futilidades. A historia conta as duas partes, de quem vive na privilegiada vida e os que passam por uma situação de miséria no pais.
O conto registra as violências urbanas de forma muito realista, que resulta em relatos de brutais situações cotidianas assustadoras que vivem as pessoas. A historia capta a violência que impera nas ruas das cidades que muitas vezes é esquecida ou ignorada por muita gente. Com o livro os relatos trazem a tona a realidade de quem vive sobre essas situações de violência, assaltos, pobreza, desilusão da vida, diferença social e discriminação. Algumas cenas são fortes como na hora da invasão na casa dos ricos, onde torna a historia mais delirante, por trazer o cinismo e oque a diferença social pode gerar na vida das pessoas. O conto lida com a violência e morte de forma natural, utilizando de cenas reais do dia a dia que estamos acostumados a ver somente em filmes.
É um livro que vale a pena ser lido, pois retrata historia que muitos desconhecem ou querem não enxergar, o conto faz com que nos preocupemos mais um com o outro, fazendo pensar na situação da pessoa ao lado, ou ate mesmo do futuro de nosso pais.
Nome : Jorge Valter